Recadastramento biométrico em Careiro da Várzea
Recadastramento biométrico em Careiro da Várzea

Município é o segundo do Amazonas a fazer o recadastramento de identificação dos eleitores pela impressão digital
Avançando no recadastramento biométrico, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas inicia os trabalhos no Município de Careiro da Várzea (25 quilômetros a leste de Manaus) que permitirá a identificação do eleitorado, pela impressão digital, nas próximas eleições gerais, em 2014.
O recadastramento no Careiro da Várzea começou nesta segunda (10 de junho). A nova fase das eleições na cidade foi marcada por uma solenidade que contou com a presença do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes e do Diretor Geral, Dr. Henrique Cerf Levy Neto.
Atendimento não é restrito à sede do município
Segundo o Presidente do TRE-AM, o recadastramento biométrico “é mais um passo importante na transparência e certeza do eleitorado”. Afirmou ainda que “a idéia inicial é fazer o recadastramento na sede do município. Mas não é o suficiente. É preciso que o tribunal busque os eleitores nas comunidades. E para isso, nós já estamos contando com a ajuda da Prefeitura de Careiro da Várzea”.
Tempo de atendimento por eleitor e dificuldades de acesso
O Diretor Geral informou que, quando do início dos trabalhos de recadastramento no Amazonas, que teve início em Presidente Figueiredo, o tempo médio de atendimento era de 10 minutos por eleitor. “Agora, graças aos treinamentos proporcionados pela equipe de informática do TRE, cada eleitor leva para de 3 a 5 minutos para ser atendido”, comentou o Dr. Henrique Levy.
Segundo o Diretor, a logística para realizar o cadastro biométrico em Careiro da Várzea apresenta mais dificuldade que a aplicada em Presidente Figueiredo. Henrique Levy afirmou que Rio Preto da Eva era o segundo município da região metropolitana a realizar o cadastramento. Ocorre que, identificou-se a necessidade de aproveitar o período de cheia para chegar até os eleitores que se encontram mais distantes, motivo pelo qual houve a necessidade de mudança no cronograma. “O acesso à maioria dessas comunidades é por meio fluvial, através de barco. No período de vazante, o acesso por terra é muito mais difícil”, disse.
Conclusão dos trabalhos de recadastramento
Ao final da solenidade, o Desembargador Pascarelli afirmou que “ir até onde eleitor se encontra é a melhor forma de realizar esse procedimento biométrico, pois só assim será possível saber se o eleitor reside onde informa”. E disse mais: “Se continuarmos nesse ritmo de atendimento, é muito provável que consigamos concluir nossa meta antes do mês de abril de 2014, que é justamente o mês limite dado pelo Tribunal Superior Eleitoral para finalização do recadastramento”.
O prazo para o recadastramento em Careiro da Várzea segue até o dia 8 de agosto. Os demais municípios que passarão pelo cadastramento biométrico e revisão do eleitorado são: Novo Airão, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Itacoatiara e Iranduba.
Geografia
A população de Careiro da Várzea, de acordo com dados do IBGE, é de 24.441 habitantes.
O acesso ao município se dá por via fluvial, em embarcações que saem diariamente do porto de Manaus ou em lanchas rápidas que saem do porto do Ceasa em Manaus. O município é tipicamente de várzea (95%), sendo o restante composto em áreas de terra firme.

