TRE-AM inaugura posto de biometria na OAB

TRE-AM inaugura posto de biometria na OAB

biometria-oab

A Justiça Eleitoral do Amazonas inaugurou, na manhã de hoje, um posto de atendimento biométrico na sede da OAB-AM. O objetivo é recadastrar os mais de 11 mil advogados inscritos na OAB, bem como familiares destes. Com ambiente climatizado e um espaço aconchegante, o posto tem capacidade para atender, inicialmente, 200 pessoas diariamente.

Presente na solenidade de abertura do posto, a presidente do TRE, desembargadora Socorro Gudes Moura assim se manifestou: “Gostaria de agradecer a OAB por esta parceria que é extremamente salutar não só para a Justiça Eleitoral, mas também para a cidadania. Estamos desenvolvendo este trabalho em Manaus desde novembro de 2014, portanto, há mais de 1 ano e, certamente, com o esforço de todos, conseguiremos concluir o cadastramento de mais de 1 milhão de eleitores”.

E disse mais: “Semana passada, alcançamos 900 mil eleitores recadastrados e, em números de hoje, fecharemos com mais de 930 mil. Embora tenhamos alcançado uma parcela considerável do eleitorado, temos plena convicção de que podemos fazer muito mais. E é por esse motivo que, hoje, estamos inaugurando esse posto, que conta com 5 guichês e capacidade de atendimento, em princípio, de 200 pessoas, mas já saímos daqui com a possibilidade de dobrar esse atendimento”, afirmou Socorro Guedes.

Demanda por Atendimento

Sobre a numerosa demanda em busca de atendimento, disse Socorro Guedes: “A procura tem sido significativa, tendo em vista que o prazo está chegando ao fim. No entanto, mesmo diante da procura considerável, estamos fazendo de tudo para manter um atendimento de qualidade, sem perder nossa meta, que é recadastrar 100% do eleitorado”.

Posto na OAB e Público Alvo

Quanto ao público alvo a ser alcançado com a instalação desse posto, a presidente do TRE-AM foi categórica: “Nestes primeiro dias, este posto estará disponível apenas para os advogados e familiares destes, que serão atendidos das 08h às 17h. No entanto, quando aumentarmos o número de kits, e isso já foi conversado com o presidente da ordem, solicitaremos a presença da imprensa para darmos ampla publicidade, a fim de que a população tenha, a sua disposição, mais um posto de atendimento biométrico”.

Palavras do Vice-Presidente e Corregedor

Presente na solenidade, o Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador João Mauro Bessa, também se mostrou muito satisfeito com a parceria selada com a OAB, ocasião em que ressaltou: “A corregedoria também agradece a oportunidade de montarmos mais um posto de atendimento para a identificação biométrica. Quero agradecer também pela estrutura aqui montada, pelo espaço cedido, e esperamos que todos os advogados inscritos na ordem tenham a oportunidade de fazer sua revisão dentro do prazo estipulado”.

Palavras do presidente da OAB

Visivelmente feliz com posto de biometria disponibilizado pelo TRE, o Dr. Marco Aurélio Choy, vice-presidente da OAB agradeceu pela iniciativa: “Quero agradecer pela oportunidade de firmarmos essa importante parceria, uma parceria importante para a advocacia, visto que alcançamos, nesse mês de janeiro, o número de 11 mil inscritos na ordem. Somos uma classe numerosa dentro da sociedade amazonense, e houve o reconhecimento da Justiça Eleitoral nesse sentido, com a disponibilização de um posto de cadastro biométrico aqui para atender a essa classe dos advogados, familiares dos advogados, e futuramente, à sociedade.

Vale lembrar que quem não fizer sua biometria terá o título eleitoral cancelado. Tenho certeza de que não é isso que a Justiça Eleitoral quer. O TRE-AM não está medindo esforços, e toda a sociedade amazonense está acompanhando, diga-se de passagem, num momento de dificuldades orçamentárias, e administrar em momentos de crise e fazer biometria realmente não é tarefa das mais fáceis, de tal sorte que a sociedade que cobra, também deve reconhecer isso”.

Agendamento para os demais postos abre às Quintas-Feiras

Vale reforçar que o recadastramento biométrico é OBRIGATÓRIO para todos os eleitores de Manaus. Para participar do processo, é indispensável que o eleitor faça seu agendamento pelo site do TRE-AM (www.tre-am.jus.br), para o dia e hora que lhe forem mais cômodos. Informamos ainda que o agendamento se inicia sempre às QUINTAS-FEIRAS, a partir das 8h da manhã, para o período de segunda a sexta-feira da semana seguinte, permanecendo aberto até o total preenchimento das vagas disponíveis.

Não custa lembrar, ainda, as consequências para os que não fizerem o recadastramento, entre elas o cancelamento do título eleitoral, com subsequente impossibilidade de votar nas eleições municipais deste ano. Além disso, quem não votar, nem justificar ficará sem quitação eleitoral e impedido de obter empréstimos, de tirar passaporte ou identidade, de tomar posse em cargo público, bem como de realizar matrícula em estabelecimento de ensino fiscalizado pelo governo.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas
Endereço: Av. André Araújo, nº 200, Aleixo
Manaus - AM - 69060-000

 

 

Telefones:


TRE-AM:

(92) 3632-4400

Ouvidoria Eleitoral:

(92) 3632-4499

ouvidoria@tre-am.jus.br

Ouvidoria da mulher:

(92) 3632-4454

ouvidoriadamulher@tre-am.jus.br

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário da Secretaria do Tribunal e protocolo: das 08 às 14 horas 

Acesso rápido