TRE-AM e Prefeitura de Iranduba assinam acordo de cooperação para a biometria
Nesta tarde, 7 de março, na sede do TRE-AM, a Desembargadora Socorro Guedes, Presidente do TRE-AM, juntamente com a Prefeita de Iranduba, Maria Madalena Souza, assinou um termo de cooperação que objetiva aumentar a capacidade de atendimento do recadastramento biométrico naquele município.
A prefeita falou da importância desta parceria, que prestigia este que é um dos maiores municípios do Amazonas. Agradeceu ao TRE por proporcionar este atendimento ao município e se diz muito feliz em ver que a prefeitura pode dar sua parcela de contribuição, já que a alta demanda estava provocando muitas situações indesejadas.
A Desembargadora agradeceu à prefeita, que se sensibilizou com a situação e empenhou este valioso apoio. Esclareceu que o município de Iranduba não passa pos revisão biométrica, que foi feita antes da eleição de 2014. Contudo, mais de 7 mil eleitores deixaram de realizar o recadastramento, e hoje, ao ver os reflexos que o cancelamento do título podem causar em suas vidas, buscam a Justiça Eleitoral. Isso causou um grande aumento na demanda, que o TRE-AM não teve como responder de pronto, tanto pelo fato de ter poucos servidores lotados naquela Zona Eleitoral, como pela Revisão Biométrica que ora ocorre em Manaus, que impede deslocamento de mão-de -obra para outros municípios.
A prefeitura cederá 8 servidores, que ficarão a serviço do recadastramento biométrico, no Cartório Eleitoral de Iranduba. O TRE montará uma estrutura que, de acordo com a STI, poderá atender até 144 eleitores/dia, dando vazão à demanda hoje existente.