TRE-AM diploma eleitos em Sessão Solene
TRE-AM diploma eleitos em Sessão Solene
Os eleitos nas Eleições Gerais 2018 foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas em sessão solene realizada nesta segunda-feira (17), às 16h, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE/AM. Pela diplomação, a Justiça Eleitoral confere a aptidão aos eleitos para assumir os cargos a que concorreram e os torna aptos a tomar posse.
A solenidade confirma que os políticos escolhidos pelo povo cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.
Composta a mesa de honra pelas autoridades presentes, deu-se início ao Hino Nacional. A cerimônia de diplomação foi dirigida pelo presidente do TRE-AM, desembargador João Simões, que abriu a solenidade nos seguintes termos: "Declaro aberta essa sessão solene de diplomação dos eleitos nas Eleições 2018”.
O governador eleito, Wilson Lima, recebeu o diploma das mãos do presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões, e agradeceu a confiança depositada nele por seus eleitores. Após receber o diploma, disse o diplomado:
“É com grande alegria eu recebo essa missão que é governar o Estado do Amazonas. É o maior desafio da minha vida e eu tenho me dedicado de corpo e alma pra isso. Para honrar a votação histórica que eu tive de mais de 1 milhão de votos. Estou trabalhando dia e noite para montar um grupo que possa representar a população do nosso Estado. Uma coisa é certa: ninguém consegue esse caminho sozinho”.
Sobre o trabalho desenvolvido pelo Regional Eleitoral do Amazonas, destacou o diplomado: “E aqui, Presidente João Simões, quero agradecer o trabalho realizado pelo TRE nesse processo que passou; aliás, o tribunal tem dado mostras e provas da sua excelência nos últimos 4 anos, pois foram realizadas 4 eleições e sua equipe, de forma muito competente, conseguiu realizar esses pleitos levando em consideração a logística e a dificuldade do Estado do Amazonas”.
Por sua, antes de encerrar a solenidade, discursou o presidente João Simões, nos seguintes termos:
“Hoje é o momento da festa, tempo de brindar a celebrar a vitória. Portanto, digo, se alegrem e comemorem. A caminhada foi árdua, mas valeu o esforço, sejam felizes.
Na qualidade de escolhidos pelo povo, a vossa responsabilidade é imensa; vocês carregam a nossa esperança em dias melhores.
O santo padre Papa Francisco que hoje completa 82 anos, afirmou:
“Temos que nos envolver na política, porque ela é uma das formas mais altas de caridade, porque serve ao bem comum”.
E continua:
“Um bom católico deve empenhar-se na política, oferecendo o melhor de si”.
Portanto, mais que uma obrigação, vocês têm uma missão a cumprir. Após a posse, continuem com a postura de candidatos, buscando, cada vez mais, ganhar a confiança do eleitor. Continuem a ouvir a voz das ruas. Como diz a música de Milton Nascimento:
“Com a roupa encharcada, a alma repleta de chão, todo o artista tem de ir aonde o povo está”.
Vocês são os nossos artistas, usem o mandato como uma verdadeira arma, não parem de lutar em favor do povo. Façam acontecer, há muito para ser feito em todas as áreas.
Nunca percam a animação e o entusiasmo”.
Dirigindo-se aos demais diplomados, pontuou:
“É hora de juntarmos forças preciso da sociedade bem organizada, preciso de cidadãos de bem, a minha presença aqui é a prova inconteste da força popular e da força do cidadão, e é pra esse cidadão que nós vamos governar, pois aqui todos os eleitos estão na mesma profissão que eu”
Ao final, disse:
“O Amazonas precisa voltar a crescer. O cidadão foi às urnas e deu uma resposta muito clara de que quer mudança e renovação. A história não tem que dizer que o Wilson Lima venceu a eleição em 2018. A história tem que dizer que o povo do Amazonas venceu”.
Dá-se nota, ainda, que a cerimônia de diplomação foi traduzida no local por uma intérprete de LIBRAS, com vistas a possibilitar que o maior número possível de camadas da sociedade possam acompanhar tão importante parte da vida cívica.