TRE-AM convida sociedade para Cerimônia de Geração de Mídia, Carga e Lacre das urnas eletrônicas
TRE-AM convida sociedade para Cerimônia de Geração de Mídia, Carga e Lacre das urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) convida toda a sociedade para Cerimônia Pública de Geração de Mídia, Carga e Lacre das Urnas Eletrônicas, uma das fases mais importantes no processo de organização das Eleições.
O evento será realizado nesta quinta-feira (18.10), às 8h30, no Depósito de Urnas, anexo ao tribunal, e é uma grande oportunidade para que eleitores, instituições públicas e entidades privadas conheçam e fiscalizem o funcionamento das urnas eletrônicas. Em nome da transparência, todo processo é aberto ao público.
Por meio da operação de Carga e Lacre, os técnicos inserem, urna por urna, todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição. Além disso, todos os equipamentos têm sua funcionalidade verificada novamente, como funcionamento de teclas, luminosidade, tela, terminal do mesário, leitor biométrico e impressora.
Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas – as máquinas lacradas só realizam operações em dia e horário predeterminados, ou seja, no 2º turno das Eleições, dia 28 de outubro, às 8h.
Estarão presentes na cerimônia autoridades da Justiça Eleitoral, do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados, representantes de partidos políticos, entre outras.
Terminologias
Geração de mídias: é a inclusão, nas memórias flash que vão para as urnas eletrônicas, dos dados dos eleitores que votarão em cada urna específica, bem como dos dados dos candidatos que concorrem neste 2º turno das eleições. Vale lembrar que esses dados são criptografados e possuem chaves de segurança.
Carga: É a transferência, para as urnas dos dados contidos nas mídias nelas inseridas. Nesta hora, a urna fica destinada especificamente a uma seção.
Lacre: é o fechamento das tampas das urnas, impedindo, a partir daí, qualquer acesso às memórias flash. As tampas são lacradas com adesivos específicos, que são previamente assinados pelo Juiz da Zona Eleitoral, Promotor e fiscais dos partidos.

