TRE faz reunião com Partidos Políticos sobre auditoria das urnas
TRE faz reunião com Partidos Políticos sobre auditoria das urnas
A Comissão de Votação Paralela do TRE-AM realiza, na próxima terça (25) às 10h, reunião com representantes dos partidos políticos para prestar esclarecimentos relacionados à auditoria de urnas eletrônicas das eleições 2018. A reunião acontecerá na Sala de Reunião da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento/COEDE, situada no 1º andar do edifício sede do Tribunal.
Cumpre informar, ainda, que a Cerimônia de Sorteio das urnas eletrônicas - que serão auditadas - ocorrerá no dia 6.10.2018, das 9h:00 às 12h:00, e será realizada no Centro de Divulgação das Eleições, no 4º andar do prédio-sede do TRE-AM.
Procedimento
A Votação Paralela é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas para comprovar o funcionamento correto dos seus programas sob condições normais de uso.
Durante o dia da eleição sempre acontece a ‘votação paralela’. Com urnas de Zonas Eleitorais que são sorteadas aleatoriamente, é feito a computação de votos em candidatos aos cargos reais, porém trata-se de uma simulação. Ao final, o boletim que compila os resultados da urna é conferido, para atestar que não houve divergência em relação às escolhas realizadas.
Novidade
Este ano, seguindo a Resolução nº 23.574/2018, publicada em junho pelo TSE, as Eleições de 2018 terá, por amostragem, duas auditorias no dia da votação. Uma em ambiente controlado, onde será feita a análise do funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso, a ‘Votação Paralela’. Já nas seções eleitorais, será realizada a verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas, a ‘Auditoria em Tempo Real’, novidade deste ano.