Novos dirigentes do TSE foram empossados
O vice-presidente e corregedor, desembargador Jorge Lins, participou nesta terça-feira (22/02) da sessão solene virtual.
Representando o Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM), o vice-presidente e corregedor, desembargador Jorge Lins, participou nesta terça-feira (22/02) da sessão solene virtual de posse do ministro Edson Fachin como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na mesma ocasião, o ministro Alexandre de Moraes tomou posse como vice-presidente.
Os dois ministros foram eleitos para os cargos, por meio de votação em urna eletrônica, no dia 17 de dezembro do ano passado.
Por medidas de segurança em razão da pandemia de covid-19, a cerimônia não teve convidados no Plenário.
O ministro Edson Fachin conduzirá o TSE até 17 de agosto deste ano, quando completará o segundo biênio como integrante efetivo do Tribunal. Durante os seis meses, da sua gestão, Fachin dará continuidade ao processo de preparação das eleições, iniciado com o “Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2022”, realizado em outubro do ano passado a partir da abertura dos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, um ano antes do pleito. Entre os eventos de preparação das eleições deste ano, o TSE também já promoveu o Teste Público de Segurança (TPS), em novembro de 2021, e aprovou, em dezembro passado, todas as resoluções referentes ao pleito.