Por questões de segurança, Presidência do TRE-AM prorroga o prazo para o retorno presencial
Desembargador Wellington Araújo tem se mantido vigilante em relação aos números da doença, principalmente no Estado.
Diante da gravidade do novo coronavírus, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador Wellington Araújo, tem se mantido vigilante em relação aos números da doença, principalmente no Estado. Com base nas divulgações oficiais das autoridades sanitárias, levantamentos técnicos diários vêm sendo analisados minuciosamente pelo chefe da Corte Eleitoral amazonense, até porque iniciou a contagem regressiva para o prazo final para o eleitorado regularizar suas pendências junto ao TRE-AM. Caso isso não ocorra, eleitoras e eleitores serão impedidos de votar para presidente da República, senador, deputados federal e estadual em 2022.
A suspensão dos serviços presenciais do Tribunal, que havia sido programada para se encerrar nesta segunda-feira (31/01), foi prorrogada por mais um período. O desembargador Wellington analisou os índices preocupantes da situação no Amazonas e decidiu assinar a uma portaria mudando esse prazo para o retorno. Permanecerá, pelo menos por mais alguns dias, o trabalho remoto. De acordo com o texto do documento, até o dia 04/02, o atendimento permanecerá virtualmente.
Serviços do TRE-AM
Para se tornar eleitora ou eleitor, a cidadã ou o cidadão necessita fazer o alistamento eleitoral. Ou seja, tirar primeiro título eleitoral. Para isso, está disponível no Portal do TRE-AM todas as informações com o passo a passo que precisa ser seguido.
O serviço é on-line e gratuito e ocorre por meio do sistema TítuloNet, que pode ser acessado por computador, tablet ou celular. Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.
Por isso, se você já tem idade para participar de uma eleição, não perca tempo. O prazo para tirar o título e votar nas próximas eleições é maio de 2022.
Confira mais informações disponíveis no portal do TRE-AM:
Prazo para regularizar o título de eleitor
Segunda via
Consultar a situação do título de eleitor
Descobrir o número do título
Local de votação
Regularização da situação eleitoral
Solicitar a transferência do título de eleitor
Justificativa eleitoral
Obter o e-Título (app digital)