TRE-AM faz treinamento do Teste de Integridade das Urnas

Auditoria simula votação real

Auditoria

Servidores voluntários de vários órgãos públicos estão participando no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas. O treinamento iniciado na quinta-feira (12) será encerrado na próxima semana e deverá ter a participação de aproximadamente 80 pessoas. Esse procedimento é uma das diversas auditorias pelas quais passa o sistema eletrônico de votação.
Esse tipo de treinamento, ministrado por servidores do TRE-AM, com larga experiência nesse procedimentos, atendem o processo, realizado desde 2002, em todo país, conforme legislação em vigor. O treinamento começa com a contratação, por meio de licitação, de empresa externa de auditoria que acompanha os testes, conforme diretrizes da Resolução nº 23.673/2021.

O passo a passo

Na véspera da eleição, são sorteadas 20 urnas localizadas em diversas seções no Estado. No caso do Amazonas, por conta da logística, são sorteadas urnas dos municípios da Região Metropolitana. São convidados pela comissão partidos políticos, que podem acompanhar a cerimônia de sorteio.
Na data do pleito, das 7h às 16h, na mesma hora em que ocorre a votação oficial, os números anotados em cédulas previamente preenchidas são digitados, um a um, nas urnas eletrônicas. Paralelamente, os votos em papel também são registrados em um sistema de apoio à votação, que funciona em um computador. Todo o processo é filmado.
Concluído o teste, às 16h, o resultado é apurado na urna eletrônica e confrontado com o obtido através da apuração manual. Essa comparação é feita com o intuito de aferir se o voto eletrônico funcionou adequadamente e se os votos em papel, digitados na urna, foram os mesmos registrados pelo aparelho.
Todo esse processo é acompanhado por funcionários do TRE-AM, que fazem parte da equipe que ministra o treinamento do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e pelos servidores que participaram do treinamento.

Acesso rápido