Estudantes do ensino médio participam de visita guiada pelos setores históricos do TRE-AM
Educação eleitoral

Estudantes do ensino médio participam de visita guiada pelos setores históricos do TRE-AM
Os estudantes visitaram o Centro de Memória Eleitoral, as zonas e cartórios eleitorais, o depósito de urnas e o plenário.
Com o objetivo de promover a educação eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), por meio do Centro de Memória, Biblioteca e Arquivo (Cemeb), realizou dois dias de visitas guiadas com os estudantes do Colégio Adventista da Alvorada. Jovens, com idade entre 15 e 18 anos, conheceram os setores históricos do tribunal e, alguns deles, aproveitaram para emitir o título eleitoral.
A servidora do TRE-AM, Marilza Moreira, conta que essa iniciativa foi essencial para mostrar aos estudantes as diferentes fases da Justiça Eleitoral no Amazonas. “Essa visita guiada é uma ferramenta valiosa para que os estudantes conheçam a rica história da justiça, de forma interativa e emocionante”, afirmou Marilza.
Ela enfatizou, ainda, que o roteiro da visita permite a compreensão do processo eleitoral, além de resgatar fatos históricos. “Ao visitarem o Centro de Memória Eleitoral, as zonas e cartórios eleitorais, o depósito de urnas e o plenário, esses alunos devem criar uma compreensão mais profunda sobre a importância da justiça na sociedade e, assim, tornarem-se cidadãos mais informados e engajados”, acrescentou.
Durante a visita, quatro alunos tiveram a oportunidade de emitir o título eleitoral, valorizando o exercício da cidadania. Para o aluno Pedro Amorim, a visita foi muito dinâmica e acessível.
“A turma aprendeu como funcionam todos os sistemas. Achei muito legal visitar o depósito das urnas e entender como elas são preparadas para as eleições”, disse o aluno.
Segundo o professor Wanderson Soares, a iniciativa de trazê-los à sede do TRE-AM foi fundamental na preparação dos futuros eleitores. “Essa atividade extracurricular vai prepará-los para vida em sociedade. A equipe do tribunal foi bem solícita e esclareceu todas as dúvidas apresentadas”, enfatizou o professor.
Memória eleitoral - O Centro de Memória Eleitoral Des. Joaquim Paulino Gomes está localizado no Fórum Eleitoral do TRE-AM, na avenida André Araújo, no Aleixo. Inaugurado em 26 de abril de 2012, o acervo reúne elementos da história do processo eleitoral no Amazonas, desde as primeiras urnas de madeira até as urnas eletrônicas. O espaço está aberto ao público, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.
Fotos: Júnior Souza/TRE-AM