Novas dirigentes do TRE-AM tomaram posse

As desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha assumem como Presidente e Vice-Presidente

Posse desembargadora Carla Reis

Na sexta-feira, 10.01, no Teatro Amazonas, tomaram posse as novas dirigentes do Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM), para cumprir o biênio 2025-2027. A desembargadora Carla Reis assume a função de Presidente do Tribunal e a desembargadora Nélia Caminha, a de Vice-Presidente e Corregedora.
A posse é um marco histórico, por ser a primeira vez que duas mulheres assumem conjuntamente as duas principais posições da Corte Eleitoral Amazonense.
A solenidade foi conduzida inicialmente pelo desembargador João Simões, que fez um discurso saudando e parabenizando as empossandas, ressaltando suas qualidades como magistradas e salientando a importância que há no fato da Corte estar sob liderança feminina.

A desembargadora Carla Reis assinou o termo de posse, e, ato seguido, o então presidente deu posse à nova titular do cargo. Aconteceu, então, a aposição da toga e do Grão-Colar presidencial. A presidente deu posse à desembargadora Nélia Caminha.

O juiz membro, Dr. Marcelo Vieira, discursou representando os demais membros da Corte, dando boas-vindas às desembargadoras, enfatizando a necessidade de cada vez mais mulheres ocuparem espaços de poder.

O governador do estado, Wilson Lima, ressaltou a parceria entre TRE e o governo estadual na realização das eleições e garantiu que a administração pública estadual continuará trabalhando no que for necessário, em favor da democracia.
A desembargadora Carla Reis fez seu discurso de posse, agradecendo e a seus predecessores e asseverando que “o cenário que se desenha é desafiador, porque seremos responsáveis por preparar e organizar as eleições gerais vindouras, mas afirmo aos senhores que será com o máximo respeito e zelo às instituições democráticas, evitando e combatendo toda disseminação de ódio e/ou desinformação”.

Acesso rápido